Deixa de preguiça e vai arrumar o seu blog!

Oi pessoas

Olha quem voltou depois de uma longa pausa: Eu! Depois eu faço um post só pra explicar o motivo do meu sumiço repentino. Hoje eu vim compartilhar algumas coisas com vocês.

Eu publiquei no BGS (grupo de blogueiros no Facebook), que eu já tenho programado 3 meses de posts aqui pro blog – e tenho mesmo. E muita gente, MUITA mesmo, está me perguntando até agora como consegui me organizar e como consegui ter tantas ideias para posts. Por isso, resolvi fazer uma postagem exclusiva para explicar pra vocês que se organizar, na verdade, é muito simples. Você só vai precisar de paciência e tempo. Então… DEIXA DE PREGUIÇA E VAI ARRUMAR O SEU BLOG!

Antes de tudo, queria deixar claro que, tudo que eu vou mostrar pra vocês aqui, é um resumo do projeto ORGBLOG da Loma Sernaiotto do blog Sernaiotto.

Pra quem não conhece, a Loma já está a muito tempo na Blogosfera, ela começou o blog antes mesmo da Bruna Vieira, então sim, ela é uma idosa na blogosfera. E ela ajuda muitas pessoas, principalmente blogueiras iniciantes assim como nós. Então, se depois de ler todas as dicas que eu vou te dar aqui nesse resumo você quiser visitar o blog dela e ver todas as dicas completas, fique a vontade!

#01 Tenha um Blog Planner

Um Blog Planner é aquilo em que você vai organizar todo o conteúdo do seu blog. Desde dados pessoais à ideias de postagens e planejamento financeiro. Você pode fazer o seu próprio blog planner, basta ter um caderno, uma agenda, um calendário daqueles grandes de pendurar atrás da porta, ou baixar o blog planner que a Loma disponibiliza. É super fácil de entender e de trabalhar com ele. Ele é disponível em uma planilha do Excel 97-2003. Para ver como o Blog Planner funciona e como baixar, é só clicar aqui.

#02 Crie um elevator pitch

Um elevator pitch é a forma mais rápida de descrever o seu blog, por isso quanto mais curto e esclarecedor, melhor. Nele você vai definir sobre o que você posta no seu blog, ajuda novos visitantes a entender o seu conteúdo e você já vai saber o que responder quando aquela tia chata te perguntar: sobre o que é esse seu blog?

Pra ajudar vocês, vou mostrar o exemplo da Loma:

Cotidiano, mulherzice e tudo o que me inspira – com uma pitada de cultura asiática” 

Isso é o elevator pitch do Sernaiotto, é a descrição do blog todo e de todo o conteúdo que ela posta nele.

Para criar um elevator pitch:

  • Seja claro: não deixe que nenhum desentendimento aconteça em relação ao seu conteúdo.
  • Seja breve: texto muito longo cansa, menos é mais.
  • Tente se destacar: não promova aquilo que todo mundo já faz, ou promova de um jeito único e só seu, isso vai te dar ainda mais destaque.
  • Seja intrigante: faça com que o leitor PRECISE visitar o seu blog

#03 Analise um blog do seu nicho

Sabe aquela blogueira que você admira e vive falando “Ai como eu queria ser ela”? Então, agora você vai analisar o blog dela de uma forma mais crítica. Como? Muito fácil! Analise o blog em algumas dessas áreas:

  • Conteúdo
  • Interação com os leitores
  • Design
  • Monetização

 

#04 Crie um banco de ideias

Isso foi o que mais me perguntaram na minha publicação no BGS: “Como você conseguiu tantas ideias?”

Eu normalmente, visito vários blogs, famosos ou não. Fico com um bloquinho de notas do meu lado e vou anotando qualquer inspiração que eu ver ali. Mas lembrem-se: não é pra copiar conteúdo do amiguinho, ok? Veja o que o conteúdo do blog tem e o que não tem, com isso você vai tirando inspirações, viu alguma coisa na tv que poderia dar um bom conteúdo para post? Anota também. Viu um vídeo no Youtube e percebeu que alguma coisa falada ali daria um post? Anota! Anota! Anota! Anota tudo e mais um pouco e depois passa aqui pra me agradecer.

Mas um outro jeito de deixar o seu blog com conteúdo renovado, é olhar as suas 3 últimas postagens com um olhar critico, como se não fosse você a dona do blog. E para cada post, pense no que você pode acrescentar de diferente.

  • Responder o comentário de um leitor
  • Explorar o ponto de vista contrário
  • Se o post for editorial, expressar a sua opinião
  • Se o post for uma lista, explorar cada item

Depois de fazer isso você vai perceber que tem temas de postagens pra até 3 meses ou mais hahaha.


Acho que com esse post consegui ajudar vocês um pouquinho. Claro que tem muuuuuuuuuuuuuuuito mais coisas, mas eu vou deixar pra vocês irem visitar o blog da Loma e verem com seus próprios olhos o trabalho incrível que ela faz.

Espero que vocês tenham tido um ótimo natal e como eu não vou postar mais nada esse ano, desejo pra vocês um ótimo 2016, cheio de conquistas e amores e felicidades e saúde e beijos e abraços apertados e sanduíche de presunto. ♥

ASSINATURA2

 

Me ache nas redes sociais:

FACEBOOK ♥ INSTAGRAM ♥ TWITTER ♥  PINTEREST ♥ TUMBLR

 

21 comentários sobre “Deixa de preguiça e vai arrumar o seu blog!

    • Jen disse:

      Que desculpa o quê! Pode perguntar a vontade.
      O Elevator Pitch é um termo de empreendedorismo, é aquilo que vai te ajudar a vender o seu produto, a descreve-lo. E no caso, o seu produto é o blog e todo o seu conteúdo.
      Pra ficar mais facil de entender, imagina que você está em um elevador e precisa vender o seu produto pra um estranho em menos de 1 minuto. É o elevator pitch que vai te ajudar a fazer isso. Ele é o discurso que vai vender a sua ideia de forma rápida e direta, como um resumo – ou até mesmo um slogan. Você pode colocar ele na descrição da sua fanpage, instagram, ou até na descrição da sidebar do seu blog. E também se quiser, pode colocar em cartões de visitas e tudo mais.
      Ele serve pra isso, pra vender a sua ideia, seu conteúdo, de forma rápida, simples e objetiva.
      Espero que tenha ajudado ❤

      Curtir

Deixe um comentário

